No primeiro período executamos um trabalho com o nosso grupo de Área de Projecto, para que usámos o nosso tema da disciplina também em aplicações informáticas, de modo, assim, poder conjugar as duas disciplinas. O nosso tema é "O telescópio", e com a elaboração deste guião pretende-se que no 3º período o executemos no flash, para que fique uma pequena animação. Deste modo, este guião é um esboço para uma futura animação que iremos fazer.
A Vida Por Um Canudo (Com Espelhos)
Introdução
A proposta a apresentar do nosso grupo de trabalho vai ao encontro daquilo que delineámos no início do ano lectivo, após as directivas apresentadas pelo professor na disciplina. À partida foi um pouco complicado em escolher um tema definitivo. Ocorreu-nos diversas ideias, tendo por base as matérias leccionadas da disciplina de Física. Pensámos em circuitos eléctricos, relógios de pêndulo, entre outros, assim como a Lei de Faraday e a Lei da Termodinâmica. O grupo discutiu e reflectiu sobre estes temas tendo em conta as sugestões do professor, que nos ajudou a tomar uma decisão. Um projecto sobre a construção do telescópio seria uma boa proposta a desenvolver.
Consideramos ser um projecto bastante original dentro da área de Física, pois aborda a Astronomia e este é sem dúvida um dos temas mais interessantes desta disciplina. A nossa opção por este projecto teve também em conta o facto de não termos conhecimento que outros grupos de trabalho tivessem abordado o mesmo assunto.
As tarefas foram distribuídas e cada elemento do grupo procedeu a diversas pesquisas sobre a história, a construção e tipos de telescópios. Começou-se a estabelecer contactos com instituições relacionadas com Astronomia, como a ORION, sobre custos da produção e um possível local onde poderemos dar forma ao nosso projecto.
Simultaneamente fizemos um requerimento à Directora da Escola a solicitar uma pequena verba para financiar o projecto, uma vez que o nosso objectivo seria oferecer à escola o nosso telescópio como instrumento de investigação ao serviço dos alunos.
Enquanto esperamos que haja novidades a favor da concretização do projecto, continuamos nas nossas pesquisas, de forma a mantermo-nos atentos a novas informações. Esperamos concretizar a nossa tarefa e, por isso, prevemos que a construção do telescópio terá início no 2º Período.
cena 1)
(Fundo Preto)
Aparece a frase "Como é que vocês vão fazer uma história sobre o telescópio? Não dá para fazer nada com o telescópio ... Estão lixados .."
- José Diogo, nº 14
30/11/10
http://www.youtube.com/watch?v=3aTgINExt2w
http://www.youtube.com/watch?v=8Mck8BZ8zSA
cena 2) A observar o céu (em 1609)
(o fundo passa a deixar de ser preto e torna-se uma imagem real do ceu visto a olho nu, o fundo é azul com estrelas) (2 segundos)
Enquanto Galileu observa o céu, começa um monólogo consigo próprio a ponderar sobre o que vê no céu, pois não sabe nada a respeito de tal. Ele gostava de ter algo que lhe permitisse observar de perto e saber o que são aquelas luzinhas, porque se “ligam” à noite e “desligam” de dia. Acha muito frustante não poder conhecer e perceber o que está mesmo por cima de si, e cada vez mais se questiona sobre o que são as estrelas (apesar de ainda não lhes terem sido atribuido o nome de estrelas). (40 segundos)
(durante a fala de Galileu, pode-se usar a vantagem de se estar a filmar mesmo o céu e de o explorar, ampliando em algumas zonas quando Galileu diz que tal constelação parece-se com isto e aquilo.)
cena 3) Na oficina (em 1609)
Galileu enquanto pensava na vida lembrou-se do instrumento fabricado por Hans Lippershey (um telescópio) e decidiu aperfeiçoá-lo para poder observar o céu, em vez do inimigo.
cena 4) Na oficina (em 1609)
Na sua oficina, deitou mãos à obra!
cena 5)
Galileu foi considerado o primeiro homem a usar o telescópio para investigações astronómicas descobrindo diversos fenómenos celestes, iniciando assim uma nova fase da observação astronómica, na qual o telescópio passou a ser o principal instrumento.
cena 6) Sala de aula (em 2010)
O Keko achou que o seu sonho com a história do telescópio era uma óptima ideia. A construção de um telescópio podia ser o projecto para eles desenvolverem na disciplina Área de Projecto. Mas quando estava prestes a contar ao grupo da sua ideia e do sonho que tivera, é interrompido pelo professor que diz exactamente a sua ideia - a construção de um telescópio era um bom projecto. (10 segundos)
cena 7) Sala de aula (em 2010)
O Keko nem queria acreditar no que tinha acontecido. Ficou chocado e bastante aborrecido, pois de uma certa maneira, o professor tinha-lhe roubado a ideia. Os seus colegas adoraram-na e ficou então decidido o projecto a desenvolver na disciplina. (4 segundos)
cena 8) Sala de aula (em 2010)
Iludidos com a construção de um telescópio, os alunos começaram a dispersar sobre as vantagens e inúmeras formas de como utilizar um telescópio. No entanto, não se aperceberam do tempo em que ficaram a dispersar… (3 segundos)
(ao passar para um sonho, a transição dá-se com o inicio um fundo branco que vai desvanecendo)
cena 9) Sonho de descobrir fenómenos celestes - sala de aula (em 2010)
Uma das formas de aproveitar o telescópio era utilizá-lo para fins astronómicos, como tinha feito o Galileu. Assim poderiam descobrir novos fenómenos celestes, como planetas, novas constelações, etc. (6 segundos)
cena 10) Sonho de salvar o planeta - sala de aula (em 2010)
Entretanto, um outro devaneio era que através da observação pelo telescópio conseguissem avistar um asteróide gigante a aproximar-se da Terra a tempo de conseguir evitar o impacto e salvar o planeta. (25 segundos)
http://www.youtube.com/watch?v=HPfVcmK6lqs&feature=related
cena 11) Sonho de espiar - na sala de aula (em 2010)
Um deles congeminava que com o telescópio poderia espiar aquela sua vizinha da frente… (5 segundos)
cena 12) Sala de aula (em 2010)
Continuando encantados com o telescópio, tentaram imaginar outra perspectiva: como seria a vida sem a invenção do telescópio. (3 segundos)
cena 13) Sonho sem o telescópio – sala de aula (em 2010)
Ora, sem o telescópio os alunos iriam estar ali desanimados e sem um bom projecto para desenvolver. (4 segundos)
cena 14) Sonho do fim do planeta – sala de aula (em 2010)
E muito provavelmente o asteróide iria atingir a Terra, dando-se o aniquilamento da raça humana… (10 segundos)
http://www.youtube.com/watch?v=0D0F8m8DmsA
cena 15) Interrupção do professor – sala de aula (em 2010)
Enquanto os alunos fantasiavam sobre o telescópio, o professor os interrompe:
«Não se esqueçam que a apresentação do trabalho é já para a semana.» (8 segundos)
cena 16) Sala de aula (em 2010)
Os alunos ficam em choque, pois passaram o tempo todo a devanear.
(O vídeo termina em suspense, com um aumento de zoom repentino para caras assustadas dos alunos, assim que o professor acaba de falar) (4 segundos)
FIM
Conclusão
A estruturação do nosso trabalho passou por várias fases. As tarefas atribuídas a cada um sofreram algumas alterações visto que o grupo partilhava as informações, discutia sobre o caminho que deveria tomar o nosso projecto até chegarmos a algumas linhas que nos orientassem. Houve alturas em que tivemos alguma dificuldade em dar seguimento ao nosso projecto, mas, com a ajuda que prestamos entre o grupo de trabalho conseguimos finalizar a nossa ideia inicial.
A nossa história é puramente ficcional, nada do guião aconteceu realmente, apesar de em alguns momentos se assemelhar à realidade.
Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Telesc%C3%B3pio
http://www.youtube.com/watch?v=3aTgINExt2w
http://www.youtube.com/watch?v=HPfVcmK6lqs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=BUZ0q87S9FQ
http://www.youtube.com/watch?v=0D0F8m8DmsA
Sem comentários:
Enviar um comentário